MNBA abre exposição sobre a representação do Carnaval

publicado: 27/03/2019 16h55,
última modificação: 01/04/2019 15h30

Tipo de índio, circa 1920, DI CAVALCANTI

Em comemoração aos cem anos da criação do bailado de carnaval das crianças pelo maestro Heitor Villa-Lobos, a exposição O carnaval das Crianças e outros carnavais no MNBA, apresenta cerca de 50 obras sobre a representação do carnaval no acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), a partir do dia 29 de março, sexta-feira, às 16 horas.

Desenvolvida em conjunto com o Museu Villa-Lobos, a mostra exibe os estudos de figurino elaborados por Di Cavalcanti para o Carnaval das Crianças que integram a coleção de Desenho Brasileiro do MNBA.

A mostra O Carnaval das Crianças tem como fio condutor a atuação do carnaval em diferentes épocas. O primeiro núcleo retrata o Carnaval no Rio de Janeiro, o segundo núcleo apresenta os desenhos feitos por Di Cavalcanti, a convite de Villa-Lobos, para os figurinos do bailado do carnaval das crianças. Por fim, a infância no Brasil no início do século XX.

A exposição conta com trabalhos de artistas como Di Cavalcanti, Tomás Santa Rosa, Tereza Miranda, entre outros, pertencentes ao acervo do MNBA, além de obras da coleção do Museu Villa-Lobos e uma pintura do acervo do colecionador Eduardo Cavalcanti. Ela fica em cartaz de 29 de março até 29 de junho de 2019, na Sala Clarival Valadares, do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro (RJ).

Texto: Ascom MNBA
Edição: Ascom Ibram