MNBA abre mostra Mostra Ver e Sentir através do Toque nessa sexta (9)

publicado: 09/09/2016 10h21,
última modificação: 09/09/2016 10h21

Divulgação MNBA

A mostra Ver e Sentir através do toque será aberta nesta sexta-feira (9) no Museu Nacional de Belas Artes/Ibram, no Rio de Janeiro. A exposição possibilita uma apreciação estética de representações de quatro obras de arte do acervo do MNBA para pessoas cegas, com baixa visão e videntes. A mostra privilegia a subjetividade, para além da deficiência, incentivando a inclusão social.

A exibição integra o projeto “Ver e Sentir Através do Toque”, iniciado em 2007 e que se volta para a acessibilidade, a experimentação do objeto artístico e a leitura da obra de arte (utilizando o acervo do MNBA) às pessoas cegas, de baixa de visão, entre outras.

Compõem a mostra placas táteis em baixo relevo, maquetes e placas em EVA (material emborrachado) que possibilitam a apreciação estética para as pessoas cegas. As placas de gesso em alto relevo foram produzidas nos ateliers da UFRJ.

As obras que estarão expostas foram selecionadas tendo em vista gêneros diferentes dentro do Modernismo brasileiro e foram realizadas por: José Borges da Costa, Tarsila do Amaral, Manabu Mabe e Francisco Rebolo.

Para facilitar a visitação, as equipes do receptivo e de segurança foram capacitadas para o acolhimento e orientação dos visitantes. O material em braile da exposição contou com apoio da Secretaria de Pessoa com Deficiência, da prefeitura do Rio de Janeiro. A exposição fica em cartaz até 25 de setembro.