Após três meses de trabalho, o Museu nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), no Rio de Janeiro (RJ), concluiu a restauração da escultura Música, do artista mexicano naturalizado brasileiro Rodolfo Bernardelli (1852-1931).
A peça, que integra o acervo do MNBA, data do início do século 20 e durante décadas ficou exibida ao ar livre na Rua Heitor de Mello, na Cinelândia, de onde foi retirada para restauro em outubro passado.
A escultura foi concebida por Bernardelli como parte de uma série destinada a coroar as fachadas frontal e laterais do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado em 1909, que inclui alegorias às artes do espetáculo: tragédia, comédia, música, poesia, dança e canto.
Exposição na Copa
Música foi uma das obras produzidas como parte da reformulação urbanística que, a partir de 1903, deu um ‘ar parisiense’ à então capital do Brasil – que, além do Teatro Municipal, incluiu a construção da Biblioteca Nacional e da Escola Nacional de Belas Artes, com sua pinacoteca – hoje Museu Nacional de Belas Artes.
De acordo com o restaurador João Batista Teixeira, a escultura, que foi elaborada em concreto e possui 2,1 m de comprimento, sofreu rachaduras em sua parte inferior devido às trepidações causadas pelo intenso fluxo de veículos na região onde se encontrava.
Com as características originais recuperadas, a obra vai ganhar, durante o período da Copa do Mundo, uma exposição que mostrará todo o minucioso trabalho realizado para seu restauro.
Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação MNBA