Diretores de museus e galerias nacionais de arte dos cinco países do grupo BRICS (Brasil Rússia, Índia, China e África do Sul) participarão entre os dias 12 e 14 de abril, em Pequim (China) do Fórum da Aliança BRICS de Museus e Galerias de Arte. O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), vinculado ao Ibram, representará o Brasil no encontro.
Com o tema “Singularidade e Convergência: Fórum da Aliança BRICS de Museus e Galerias de Arte”, o evento será realizado no Museu Nacional de Arte da China (NAMOC) e tem como objetivo promover o aprendizado mútuo entre as culturas dos países BRICS para estimular intercâmbios culturais e artísticos.
Os diretores dos museus e galerias nacionais de arte dos cinco países participarão de palestras, discutirão o atual desenvolvimento das artes nos cinco países e avaliarão em conjunto possibilidades de estímulo à sinergia cultural entre eles.
Além do MNBA, o fórum contará com representantes do próprio NAMOC; do Iziko Museu, da África do Sul; do Museu Estatal de Arte Oriental da Rússia; e da Galeria Nacional de Arte Moderna da Índia, além de especialistas convidados de prestigiosas academias chinesas de arte.
“O encontro será uma oportunidade de aprofundar as relações culturais e estabelecer mecanismos de cooperação cultural entre os cinco países, estimulando a consolidação de uma aliança entre museus e galerias de artes”, explica o presidente do Ibram, Marcelo Araujo.
A troca de experiências deverá resultar na realização de exposições com acervo do MNBA em outros países BRICS e vice-versa.