MNBA recebe doação de desenhos de Souza Carneiro

publicado: 28/03/2016 15h29,
última modificação: 28/03/2016 15h29

Um dos desenhos doados ao MNBA

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram) recebeu, de colecionadores portugueses, a doação de dezenove desenhos de Souza Carneiro, datados da época em que o artista viveu em Paris.

Pernambucano, Cirilo de Souza Carneiro, nasceu em 1854 e migrou cedo para a Europa, onde estudou com o renomado Alexandre Cabanet na Escola de Belas Artes, na capital francesa.  Antes já havia estudado na Academia de Belas Artes do Porto (Portugal). Passou pela Itália e Portugal, mas, misterioso, depois de expor a tela “Descida da Cruz”, na Academia Imperial de Belas Artes, em 1879, teve paradeiro ignorado.

“Descida da Cruz”, pertence ao acervo do MNBA e é considerado seu trabalho mais famoso. Com esta doação, o museu pretende oferecer um panorama mais completo do artista.