Modernização de Museus: edital prorroga inscrições até 14 de setembro

publicado: 06/09/2018 11h49,
última modificação: 06/09/2018 11h49

Premiação poderá ser utilizada na reforma, reaparelhamento, adaptação de espaços para acessibilidade e implementação de planos de gestão de riscos, emergência, segurança, entre outras ações.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) prorrogou até o dia 14 de setembro o prazo de inscrições para a 4ª edição do edital Modernização de Museus – Prêmios.

O edital vai contemplar 28 projetos com R$ 100 mil cada, totalizando R$ 2,8 milhões voltados a iniciativas bem-sucedidas de modernização e preservação do patrimônio museológico implementadas por instituições museológicas ou por mantenedores de museus no período de 2015 a 2018.

A premiação poderá ser utilizada no desenvolvimento de pelo menos uma das seguintes iniciativas: ações e estudos estratégicos para a modernização de instituição museológica, inclusive gestão e sustentabilidade; manutenção das ações/programações museológicas regulares; setor educativo; exposições; preservação e digitalização de acervos museológicos; atividade editorial e curatorial em instituição museológica; e capacitação de funcionários e gestores para atividades específicas no campo museológico.

Também serão contemplados a reforma, reaparelhamento e modernização de museus (infraestrutura); adaptação de espaços para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência; ações de difusão, divulgação e promoção institucional; e ações para prevenção de riscos ao patrimônio museológico (implementação de plano de gestão de riscos, plano de emergência, plano de segurança para intervenções em bens imóveis). Acesse aqui o edital.

Todo o processo de inscrições e envio de documentos será realizado por meio digital através do Sistema SalicWeb. É necessário ter uma senha válida, que pode ser resgatada através do e-mail senhasalic@cultura.gov.br. Prepare a documentação exigida e breve descrição de seu projeto com antecedência para evitar que o tempo-limite de inscrição seja expirado. As inscrições podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) do dia 14. Dúvidas podem ser tiradas através do e-mail fomento@antigo.museus.gov.br.