Mostra ‘Lasar Segall – Navio de Emigrantes’ chega a São Pedro (SP)

publicado: 03/08/2015 10h33,
última modificação: 03/08/2015 10h33

Segall_Navio_Sao_Pedro_1O Museu Gustavo Teixeira, em São Pedro (SP), recebe a mostra de gravuras Lasar Segall – Navio de Emigrantes, a partir desta sexta-feira (3)A exposição é parte da série itinerante produzida pelo Museu Lasar Segall/Ibram, que circula  pelo interior paulista, com apoio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), coordenado pela Secretaria da Cultura do Estado, da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e da prefeitura.

A mostra é composta por 20 reimpressões de gravuras de Lasar Segall (Vilna 1891 – São Paulo 1957), especialmente realizadas para esse fim, relacionadas ao tema desenvolvido pelo artista desde sua primeira viagem ao Brasil, em 1912.

Nas posteriores travessias de Segall, no ir e vir da Europa, ele desenvolve o tema por meio de uma infinidade de desenhos de anotação realizados em pequenos cadernos de bolso, e estes dão origem, na década de 1920, às gravuras da série Emigrantes, e ao final da década de 1930, coincidindo com o início da segunda guerra, o artista pinta a grande tela Navio de Emigrantes (1939-1941).

A parceria com o Museu Lasar Segall atende à linha de ação do SISEM-SP em promover a articulação de exposições e a produção de publicações em todo o estado de São Paulo, com o objetivo de qualificar, aperfeiçoar e valorizar as organizações e os acervos museológicos paulistas.

Gratuita, a visitação acontece até 12 de setembro de 2015, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h; aos sábados, das 9h às 13h. O Museu Gustavo Teixeira está na Rua Joaquim Teixeira de Toledo, nº 524. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3481-9205 ou no site do Sistema Estadual de Museus de São Paulo.