Mostra no Museu da Inconfidência convida à reflexão sobre Ouro Preto

publicado: 28/02/2013 15h45,
última modificação: 27/09/2013 17h48

O setor educativo do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), em Ouro Preto (MG), inaugura hoje (28), a mostra Perspectivas Urbanas na Casa Setecentista do Pilar (Rua do Pilar, 76). A visitação é gratuita e ocorrerá até 10 de maio, podendo ser vista de segunda a sexta, das 10 às 12h e das 14 às 17h.

Até 10 de maio, os visitantes podem ver a exposição e participar de oficinas

A exposição apresentará registros de diferentes épocas da paisagem urbana de Ouro Preto, com destaque para fotografias de Luiz Fontana, tendo como referência o caminho do eixo-tronco em torno do qual a antiga Vila Rica se desenvolveu.

Também serão promovidas oficinas com o objetivo de trabalhar a educação patrimonial e divulgar o acervo do museu como ponto de partida para importantes questionamentos sobre patrimônio, preservação, identidade, memória e temporalidade, entre outros aspectos.

Os encontros permitirão reflexões sobre o futuro da cidade a partir das transformações arquitetônicas e urbanísticas sofridas ao longo dos últimos três séculos, traçando-se uma linha do tempo desde a obra do pintor, desenhista, e gravador francês Arnaud Julien Pallière (1784-1862), famoso por ter retratado o panorama urbano do centro de Vila Rica, até fotografias digitais do início do século XXI.

Inscrições e mais informações pelo telefone (31) 3551.1378 ou pelo e-mail mdinc.educa@antigo.museus.gov.br. Conheça o Museu da Inconfidência.

Texto e foto: Divulgação Museu da Inconfidência