Museus Ibram prorrogam exposições sobre relação artística Brasil-Itália

publicado: 07/08/2012 11h26,
última modificação: 13/08/2012 16h41
Aspecto da exposição "Artistas Italianos no Brasil Imperial"

Devido ao grande sucesso de público, o Museu  Imperial, vinculado ao Ibram, decidiu prorrogar a exposição Artistas  Italianos no Brasil Imperial, que seria encerrada no dia 5 de agosto,  para até o dia 30 de setembro.

Inaugurada em 16 de março, a exposição já recebeu mais de 117 mil  visitantes e integra as comemorações oficiais do Momento Itália-Brasil 2011-2012. A mostra tem curadoria de Maurício Vicente Ferreira Jr., diretor do Museu Imperial, e traz obras de artistas da península itálica que vieram ao Brasil e/ou retrataram aspectos brasileiros durante o século XIX. Saiba mais.

A exposição Artistas Italianos no Brasil Imperial está aberta de terça-feira a domingo, das 11h às 18h, na Sala de Exposições Temporárias do Museu. A entrada está incluída no ingresso de visitação ao Museu, que custa R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia, para estudantes, professores e maiores de 60 anos).

Quem ainda não conferiu a mostra Artistas brasileiros na Itália, do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram) também terá mais algumas semanas para fazer uma visita. A exposição, que seguiria em cartaz até 26 de agosto, teve sua exibição prorrogada até 4 de novembro.

Elaborada a partir da coleção de arte brasileira do MNBA, a mostra proporciona uma fruição e reflexão a respeito do fazer artístico dos séculos XIX, XX, alcançando até o século XXI, a partir de experiências estéticas vivenciadas por um grupo de artistas que assimilou a cultura italiana na construção de seu legado artístico.

A mostra reúne nomes como Victor Meirelles, Agostinho da Mota, João Zeferino da Costa, Rodolfo Bernardelli, José Pancetti, Carlos Oswald, Bruno Giorgi, Maria Bonomi, Iberê Camargo e Darel Valença Lins, dentre outros, e também compõe o Momento Itália-Brasil. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Última atualização: 13.8.2012