A Cidade de Goiás recebe, até o dia 21 de agosto, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA. Nesse período Museu das Bandeiras recebe algumas atividades apoiadas pelo evento e não cobrará ingresso dos visitantes.
Idealizado por Luiz Felipe Gabriel, Jaime Sautchuk, Adnair França e Luís Gonzaga, o Fica despontou em 1999 como marco de um novo momento da cultura em Goiás, sob a coordenação geral do cineasta João Batista de Andrade. A pouco mais de dois meses da data de sua realização (2 a 6 de junho de 1999), João Batista produziu o regulamento, estabeleceu a premiação – cada prêmio homenageia uma personalidade da cultura goiana – e criou o formato final do festival, entre outras providências.
Nos dias 17, 18 e 19 o Museu das Bandeiras receberá, das 9h às 12h em seu pátio, a oficina de dança Corpo, Ambiente e Movimento, com a professora Eliete Miranda, da companhia Corpafro, do Rio de Janeiro. O projeto Juventude, Corpo e Ambiente é quem traz essa iniciativa para o museu.
No dia 20, a partir das 17h30min, o MuBan recebe o Sarau das Nascentes, evento realizado por moradores e artistas da cidade para alertar de forma poética sobre a questão da água na Cidade de Goiás. O evento contará com performances, música e declamação de poesias, além de projeção de imagens de nascentes da região.
A programação completa do festival está disponível aqui.