Museu Casa Benjamin Constant deve reabrir durante 10ª Semana de Museus

publicado: 13/04/2012 09h57,
última modificação: 19/04/2012 17h19

Fechado desde o dia 11 de outubro de 2011, devido a danos causados após fortes chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro, o Museu Casa de Benjamin Constant, vinculado ao Ibram, tem reabertura prevista para o início de maio de 2012.

A queda de uma árvore de grande porte acarretou a obstrução da entrada do museu e avarias ao patrimônio edificado, danificando a rede de energia elétrica e o muro de contenção da encosta do parque. Além disso, a guarita teve parte do telhado destruído, a estrutura do caramanchão foi abalada e as calhas da casa histórica se deterioraram.

No mesmo dia do incidente, foram acionados o corpo de bombeiros, a companhia de energia elétrica e a companhia municipal de limpeza urbana para realizar a remoção da árvore caída e a poda daquelas com queda iminente.

Uma vistoria técnica realizada pela Divisão de Arquitetura da Coordenação de Espaços Museais, Arquitetura e Expografia (Cemae/Ibram), determinou os serviços necessários para sanar os danos, garantir a segurança e possibilitar a reabertura do museu ao público.

As obras de reparação foram iniciadas em 16 de janeiro e a energia elétrica foi restabelecida no dia 23 de fevereiro. O término das obras está previsto para o final do mês de abril e a reabertura para o público será durante a Semana Nacional de Museus (14 a 20 de maio). Saiba mais sobre o museu aqui.

Texto: Ascom/Ibram