Museu Casa de Benjamin Constant completa 36 anos

publicado: 19/10/2018 08h37,
última modificação: 23/10/2018 08h41

Museu Casa de Benjamin Constant (RJ)

O Museu Casa de Benjamin Constant, no Rio de Janeiro (RJ), completou na última quinta-feira (18) seus 36 anos de inauguração. Situado na antiga residência do militar, professor e estadista Benjamin Constant (1836-1891), o museu reconstitui o ambiente familiar e o contexto sociocultural em que viveu uma das figuras mais importantes da história republicana brasileira.

Tombado pelo Patrimônio Histórico em 1958, o imóvel localizado no bairro de Santa Teresa encontra-se fechado à visitação pública desde o início de 2017 para obras de restauro integral que abarcam também seu edifício administrativo e parte da área verde em que a instituição está situada.

A obra, que encontra-se em estágio avançado, prevê recuperação de coberturas das edificações que compõem o conjunto arquitetônico da antiga chácara, revisão de esquadrias e de pisos e nivelamento de seu pátio central.

A intervenção inclui ainda diagnósticos de caráter geológico e arqueológico sobre o terreno. Em 2017, foi realizada prospecção com o objetivo de encontrar vestígios de antigo lago e de tanque utilizado para banhos externos, ambos mantidos pela família à época de Benjamin Constant. Com este objetivo, estudos arqueológicos foram realizados em dois pontos próximos à casa histórica com uso de ultrassom.

A equipe do museu, recentemente contemplado com uma versão da história de seu patrono em literatura de cordel, segue em atividade em ações como o Circuito Sítios Históricos da República e a parceria para conservação do acervo da Igreja Positivista do Brasil. Em 2017, o museu adquiriu retrato histórico de Benjamin Constant, que foi incorporado a seu acervo.