Museu Regional Casa dos Ottoni comemora 311 anos da cidade do Serro

publicado: 28/01/2013 13h00,
última modificação: 01/02/2013 12h12

O Museu Casa dos Ottoni (MRCO/Ibram) preparou um sarau de poesias em comemoração ao aniversário da cidade do Serro (MG). O evento acontece nesta terça-feira (29), às 19h30, com entrada franca. Joyce Emanuelle Costa declamará poesias que contam a história da cidade mineira. A trilha sonora é de Anderson Silva, o ‘Dersinho’.

MRCO ocupa prédio do século XVIII na cidade do Serro

Sede de uma das quatro primeiras comarcas da Capitania das Minas Gerais, a antiga Vila do Príncipe do Serro Frio, hoje cidade do Serro, comemora 311 anos.

A cidade ainda guarda as características das vilas setecentistas mineiras, o que lhe valeu ser o primeiro município brasileiro a ter seu conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/MinC) em abril de 1938. Saiba mais sobre a cidade.

O MRCO ocupa uma construção do século XVIII no bairro da Praia. Sua origem histórica está ligada aos Ottoni, descendentes de um ramo da família do bandeirante paulista Fernão Dias Paes Leme. Criado em 1949, o museu abriga acervo formado, principalmente, por imagens de arte católica – como imagens de roca que saíam na Procissão de Cinzas e as que pertenceram à demolida igreja de Nossa Senhora da Purificação.

Aumento de público
O Museu Regional Casa dos Ottoni fechou o ano de 2012 com crescimento de 29% no número de visitantes. Para o museu, esse incremento no número de visitantes deve-se ao maior tempo de duração das mostras e também à qualidade das exposições realizadas,   permitindo maior interação com o publico. Veja os gráficos comparativos e a programação do museu para janeiro.

O museu localiza-se à Praça Cristiano Ottoni, 72 – Praia. Outras informações pelo telefone (38) 3541.1440 ou pelo e-mail mrco@antigo.museus.gov.br.

Texto e foto: Ascom/Ibram