Museu Casa da Hera abre exposição sobre os 154 anos da cidade de Vassouras

publicado: 27/09/2011 11h36,
última modificação: 27/09/2011 16h45

O Museu Casa da Hera/Ibram homenageia a cidade de Vassouras (RJ) a partir do dia 29 de setembro – data em que se comemora 154 anos de sua elevação de Vila à Cidade – com a exposição do artista plástico e professor Sérgio Lima, formado na Escola Nacional de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A exposição segue até 10 de novembro e a entrada é franca.

Nas obras do artista Sérgio Lima chama atenção seu olhar para diferentes e importantes locais da cidade. Sua trajetória profissional é citada na exposição, que mostra alguns de seus trabalhos ao longo de sua vida.

Artista muito ativo na região, criou o troféu Comemorativo do Sesquicentenário de Eufrásia Teixeira Leite e a logomarca da Academia de Letras de Vassouras. Também foi homenageado este ano e recebeu duas grandes honrarias: uma na Galeria de Professores do Curso de Museologia – Segunda Geração Docente – Década de 60, e outra de Homenagem ao Mérito – Personalidade da Museologia e dos Museus, ambos concedidos pela Escola de Museologia da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre a cidade
Conhecida em seus áureos tempos como Princesinha do Café, Vassouras teve uma rápida ascensão: em 1833, obtém título de Vila e, em 1857, é elevada à categoria de Cidade.

Durante o seu apogeu, destacam-se as famílias Teixeira Leite e Corrêa e Castro, que se unem através do matrimônio entre o Dr. Joaquim José e a Sra. Ana Esméria. Com o casamento, mudam-se para a residência hoje conhecida como Casa da Hera, local onde nasceram e criaram sua duas filhas: Francisca, nascida em 1845, e Eufrásia, nascida em 1850.

Esse período coincide com o momento em que Vassouras é elevada à Cidade – evidência de que as histórias dessa família e da cidade de Vassouras estão profundamente entrelaçadas.

A Casa da Hera funciona de terça a sexta-feira, de 10h as 17h, e sábados, domingos e feriados, de 13h as 17h. Outras informações sobre o museu estão disponíveis aqui.