Museu da Inconfidência altera programação da 13ª Semana de Museus

publicado: 18/05/2015 12h20,
última modificação: 18/05/2015 12h22

Anjo

As atividades programadas pelo Museu da Inconfidência (Ibram/MinC) para a 13ª Semana de Museus sofreram algumas alterações. Fazem parte da programação, a mostra “Ouro Preto Distritos: Memória e Identidade”, em cartaz na estação central do metrô da CBTU, em Belo Horizonte, a exposição Esculturas de Alfredo Ceschiatti e o workshop Bonecas de pano estilo Tilda.

Nesta terça-feira (19), acontece o workshop Bonecas de pano estilo Tilda, que será ministrado pela professora Vânia Joly no setor educativo, na Casa do Pilar. E no dia 22, às 20h30, o museu inaugura a mostra “Esculturas de Alfredo Ceschiatti “. O belo-horizontino, com predileção pela figura humana, é conhecido por sua plástica modernista e obras de destaque, como a Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.  As obras que serão expostas são propriedade dos sobrinhos do artista, Ângela Maria Ceschiatti Barbosa e Christiano Barbosa da Silva Filho.

Poderão ser apreciados protótipos em bronze, em sua maioria, utilizados como estudo para a confecção posterior de obras definitivas. Vários deles originaram suas famosas esculturas em espaços públicos de Brasília, feitas a convite do arquiteto Oscar Niemeyer. Exemplos disso são Banhista do Congresso, de 142 centímetros de altura, que inspirou As banhistas, no espelho d’água do Palácio da Alvorada, e Anjo, em bronze dourado, na Câmara dos Deputados. A visitação, gratuita, ocorrerá de terça a domingo, das 10 às 18h. Curadoria de Margareth Monteiro, Janine Ojeda e Aldo Araújo.

Parceria com a CBTU

A Estação Central da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU Belo Horizonte expõe banners que apresentam as tradicionais festas religiosas do interior de Minas Gerais. A mostra “Ouro Preto Distritos: Memória e Identidade”, realizada em parceria com o Museu, fica aberta à visitação pública até 31 de maio. O slogan enfatiza o importante papel dos museus no processo de fomento à sustentabilidade: seja por meio de suas boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária. Esta é a quarta vez que a CBTU Belo Horizonte apoia a realização da Semana.

Mais informações na página do museu: http://www.museudainconfidencia.gov.br/

Foto: Aldo Araújo/Museu da Inconfidência