O Museu da Inconfidência/Ibram lança, às 20h do dia 27 de janeiro, a coleção Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica (Editora UFMG), assim como o catálogo da exposição O Negro na formação de Vila Rica, Cultura e Religiosidade – em cartaz na Sala Manoel da Costa Athaide até o dia 29 de janeiro.
O evento está incluido em uma série de atividades culturais e educativas em comemoração aos 300 anos de elevação à Vila Rica (atual Ouro Preto) e ao Ano Internacional da Afrodescendência em 2011.
Na ocasião, o professor aposentado da UFMG Eduardo de Assis Duarte, Doutor em Letras pela USP, palestra sobre a cultura negra e afrodescendente. Ele é organizador da coletânea de quatro volumes originada de pesquisa feita ao longo de dez anos em todas as regiões brasileiras com o objetivo de mapear e estudar a literatura produzida pelos afrodescendentes desde o período colonial.
Exposição
A mostra O Negro na Formação de Vila Rica, Cultura e Religiosidade expõe imagens de santos e objetos ligados à cultura afrodescendente, ao sincretismo religioso e ao ofício dos negros na antiga Minas Gerais. As peças pertencem aos museus da Inconfidência, Histórico Nacional (RJ) e Regional de Caeté, bem como Arquidiocese de Mariana e colecionadores particulares de Minas Gerais. O museu localiza-se à Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico de Ouro Preto. A visitação é gratuita. Saiba mais.
Fonte: Divulgação Museu da Incofidência