Museus Ibram

Museu da Inconfidência lança novo site institucional e disponibiliza acervo online

publicado: 09/12/2019 11h47,
última modificação: 17/12/2019 11h49

O Museu da Inconfidência (MDINC/Ibram) lançou, na sexta-feira (6), um novo site institucional, onde também disponibilizou seu acervo museológico online, por meio da plataforma Tainacan. São cerca de 4.600 objetos que estão disponíveis para consulta do público na web.

O acervo do Museu da Inconfidência possui exemplares de praticamente todas as esferas da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX, objetos que estão intimamente relacionados à formação da sociedade brasileira.

É possível verificar vestígios dos sistemas construtivos de caráter religioso e profano, além de objetos de uso pessoal, destinados à vestimenta, à ornamentação, à proteção e à guerra. Destacado, em grande parte, por sua raridade e beleza, o acervo é caracterizado, ainda, pelo seu relevante conteúdo histórico e iconográfico.

Entre os itens que compõem a coleção, alguns chamam a atenção também por sua autoria. Os internautas poderão acessar obras como os pastores de Antônio Francisco Lisboa, o ‘Aleijadinho’; pinturas de Manoel da Costa Athaíde; a N. Sra. da Conceição, de Xavier das Conchas; além de porcelanas; acessórios de transporte; as traves da forca de Tiradentes; o mobiliário típico dos séculos XVIII e XIX e tantos outros testemunhos históricos integrantes não apenas do circuito expositivo como também por peças localizadas em outros espaços físicos do museu ou emprestados a outras instituições, a exemplo da tela ‘Paisagem Imaginária de Minas’, exposta atualmente no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto.

Tal ação foi programada no âmbito das comemorações dos 75 anos do Museu, celebrado em agosto deste ano. A migração de dados teve início em 2019 e a disponibilização das coleções no universo web materializa um dos pontos chave do Programa de Acervos do Plano Museológico do MDINC 2019-2022.