Museu da Inconfidência recebe exposição sobre poema de Olavo Bilac

publicado: 11/07/2019 09h51,
última modificação: 27/01/2020 09h57
Museu da Inconfidência - 2

Entre os dias 12 de julho a 25 de agosto, o Museu da Inconfidência/Ibram vai receber a exposição “Fotografia&Poesia Vila Rica – centenário da publicação do poema de Olavo Bilac”. A mostra é realizada pelo grupo Coletivo Olho de Vidro, criado em 2007 pelos fotógrafos Alexandre Martins, Antônio Laia, Eduardo Tropia e Heber Bezerra e pelo poeta Guilherme Mansu.

Comprometido com a cidade de Ouro Preto, o grupo se caracteriza por apresentar anualmente uma exposição coletiva de fotografias e de poesia. O objetivo é estabelecer um espaço de reflexão, criação e experimentação. Cada um dos integrantes tem liberdade de interpretação sobre o tema proposto pelo poeta e discutido pelo grupo.

Quem foi Olavo Bilac

Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Olavo Bilac nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de dezembro de 1865 e faleceu na mesma cidade. Dedicou-se desde cedo ao jornalismo e à literatura. Teve intensa participação na política e em campanhas cívicas, das quais a mais famosa foi em favor do serviço militar obrigatório. Sua obra poética enquadra-se no Parnasianismo, que tem como características o vocabulário culto, o gosto pelas descrições, as rimas raras e o apreço pela métrica.

Poema Vila Rica

Poema épico que aborda a Inconfidência Mineira e a colonização de Minas Gerais pelos bandeirantes paulistas, tratando das lutas, do confronto com os índios, da descoberta das riquezas e, por fim, da fundação da Vila Rica de Ouro Preto.

Inconfidencia noturno

Informações sobre a exposição aqui

O  Museu da Inconfidência fica na Praça Tiradentes,  139, Centro, em Ouro Preto (MG) e está aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 18h. Durante o mês de julho, o Museu ficará aberto ao público até as 21h.