Museu da República apresenta a exposição Paisagem x Retrato

publicado: 24/05/2011 14h29,
última modificação: 24/05/2011 14h40

A Galeria do Lago do Museu da República expõe, até 17 de julho, a mostra Paisagem x Retrato, da artista francesa Berthe Salegos.

Convidada a participar do programa Um Olhar de Fora, Berthe realizou extensa pesquisa sobre as figuras mais representativas do período republicano do Brasil. Com olhos de estrangeira, destacou 21 personagens, entre políticos, artistas e cientistas que com seus talentos modificaram a nossa  história, entre eles: Machado de Assis, Pereira Passos, Santos Dumont, Getúlio Vargas, Marc Ferrez, Tarsila do Amaral (no retrato acima), Nair de Teffé e Dilma Rousseff.

Em sua instalação, Berthe apresenta, as imagens/retratos que são submetidos à ação do tempo, tendo como agente catalisador a água e a atmosfera em geral. À medida em que se velam  e revelam imagens, são evocadas a memória e  imaginação.

A curadora da exposição, Martha Niklaus, diz que, ao lidar com a memória e a imaginação a partir de imagens históricas, Berthe Salegos cria uma metáfora do que se pode chamar de museu.

Paisagem x Retrato usa fotografia com uma abordagem diferente ao criar um trabalho sobre a representação da memória e as múltiplas interpretações da história.

Vinte e um retratos de personalidades republicanas estreitamente ligadas com as grandes transformações políticas, urbanas e sociais foram escolhidas nos arquivos do Museu da República.

O período escolhido pela artista foi de 1889 a 1960 que, de alguma forma,  também traça a história da fotografia. O enquadramento da imagem, as variações de tons de preto e branco ou as cores nas fotos mostram uma temporalidade que descreve as distintas características de opções políticas e estéticas na sociedade neste período de tempo. Posicionada no tempo, a imagem é catalisada nas bacias com líquido preto que estarão na galeria, onde serão depositadas as fotos, ao longo do período da exposição.

Exposição Paisagem x Retrato, da artista francesa Berthe Salegos

Programa Um olhar de fora, da Galeria do Lago, que recebe artistas estrangeiros

Local: Galeria do Lago do Museu da República. Rua do Catete, 153 – Catete – RJ

Visitação: até 17 de julho, de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 18h. Entrada franca