O Museu da República/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ), traz uma programação diversificada nesta segunda quinzena de março. Todas as atividades são gratuitas.
O dia do Contador de Histórias (20) será celebrado com o evento Um Rio de histórias nos dias 17, 18 e 20. A maratona de contação de histórias sobre a cidade tem a participação de narradores de diversas formações e distintas práticas de oralidade.
A programação infantil acontece no coreto do jardim (dias 17 e 18), a partir das 11h, e a Maratona Itinerante de Contos, a partir das 14h, acontece na varanda do antigo Palácio do Catete. No dia 20, no Espaço Educação do museu, é dia de roda de conversa com convidados – das 17h às 20h. A realização é do Coletivo Contadores de Histórias do Rio de Janeiro.
Mulheres e política
A edição de março da Jornada Republicana, no dia 27, tem como tema Mulheres em ação: 30 anos da Constituição, aproveitando o mote do Dia da Mulher (8 de março) e dos 30 anos da Constituição Brasileira (1988). A atividade será na Sala Multimídia, das 18h às 21h. Confira a programação completa.
Jango: como, quando e por que se derruba um presidente, de Silvio Tendler, é o filme exibido no dia 29 no cineclube do museu da República. O documentário ganhou prêmios nos festivais de Gramado e Havana em 1984 e tem indicação livre.
A programação se encerra no dia 31 com uma leitura dramatizada da peça Jesus de Nazaré, do teatrólogo Antero de Sales, feita pela companhia teatral Escolhidos da Ribalta. A atividade acontece na Gruta, no jardim do museu, das 15h às 17h.
Além das atividades, o público pode ainda visitar quatro exposições: Gabinete republicano de histórias controversas, não ditas e mal ditas, Um palácio e suas memórias, a exposição de pinturas do artista João Magalhães e a exposição itinerante Canudos: Memória da Favela.
Saiba como chegar ao Museu da República e outras informações na página web do MR.
Texto: Ascom/Ibram
Foto: MR/Divulgação