Museu da República comemora 50 anos com nova exposição

publicado: 23/04/2010 00h00,
última modificação: 23/04/2010 00h00

O Museu da República inaugurou nesta quarta-feira (21) a exposição de longa duração A Res publica Brasileira. A mostra apresenta a trajetória republicana no Brasil dividida em seis fases que retratam desde o ano da proclamação até os dias atuais e estão distribuídas cronologicamente entre os andares do prédio principal da instituição.

A exposição é fruto de parceria entre o Ministério da Cultura e o Ministério do Turismo, e vai disponibilizar equipamento de audioguia, juntamente com totens e sinalização especial. Oa equipamentos vão orientar o visitante através das salas e espaços, além de fornecer informações sobre elementos arquitetônicos e decorativos de diferentes épocas e estilos.

Objetos, mobiliário e obras de artistas brasileiros e estrangeiros, ficarão expostos como testemunhos materiais do Império e da República no Brasil. Os ambientes estão decorados com a riqueza de detalhes arquitetônicos que traduzem o perfil aristocrático do Palácio enquanto residência e antiga sede histórica do Poder Executivo.

Cinquentenário

Com a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília, em abril de 1960, o Brasil ganhou um museu dedicado exclusivamente à histórica republicana brasileira, o Museu da República. Criado inicialmente por decreto do presidente Juscelino Kubitschek, o museu começou a ser organizado no dia seguinte à inauguração de Brasília e inaugurado no mesmo ano.

No total, 16 presidentes da república utilizaram as instalações do Palácio do Catete como residência ou local de trabalho, até Juscelino Kubitschek.

O Museu da República fica na Rua do Catete, 153, Catete, Rio de Janeiro- RJ. Informações: (21) 3235-2650.