Museu da República oferece programação de visitas mediadas

publicado: 06/06/2011 17h59,
última modificação: 07/06/2011 18h14

O Museu da República, do Rio de Janeiro, está oferecendo ao público uma programação de visitas mediadas que estão fazendo o maior sucesso. Elas acontecem sempre na primeira e na terceira semana de cada mês.

O Projeto “Um Palácio e suas Memórias”, sob a coordenação e participação de técnicos do Museu, se estende de segunda a sexta-feira, sempre às 15h, e vem atraindo um público ávido pelo conhecimento da história do Palácio do Catete e da República Brasileira.

Confira a programação:

Às segundas-feiras, o público pode se deliciar com a visita “Um Jardim de Histórias”, com o educador Carlos Xavier, que conta a história do jardim do Palácio do Catete.

Às terças-feiras, o projeto “Arte no Palácio” oferece palestra destinada ao público interessado na observação do estilo decorativo dos ambientes do Palácio. Organizada e apresentada pela crítica de arte e museóloga Isabel Portella, pode-se observar características e estudos do Salão Amarelo (originalmente conhecido como Salão Veneziano), enfocando a parte decorativa num prédio construído no século XIX com características arquitetônicas claramente inspiradas nos palácios residenciais de Florença, na Itália.

“Um Tempo de Memórias” é o tema da visita programada para as quartas-feiras, quando o público pode percorrer todos os andares do Museu da República e se deliciar com a história da Casa, com  a participação da técnica em educação Maria de Lourdes Teixeira.

Às quintas-feiras, a visitas mediadas têm como foco a 1º conjuntura da exposição “A Res publica Brasileira”, intitulada a República Proclamada, onde os historiadores Carlos Vianna e Silvia Pinho apresentam o período inicial da história republicana brasileira.

E às sextas-feiras é a vez do visitante conhecer toda a exposição “A Res publica Brasileira”, que aborda a história republicana brasileira até os dias de hoje, com a técnica em Ciências Sociais Joana Regattieri e o historiador Marcus Rodrigues.

Anote a sua preferência e divulgue para os amigos. Os grupos são de 25 pessoas.

Informações: (21) 3235-5179 / 3235-5236 / 3235-5360