Museu da República sedia encontro de pesquisadores em Artes Visuais do RJ

publicado: 23/10/2018 08h34,
última modificação: 23/10/2018 08h36

5encontro_republica-300x163De 23 de outubro a 4 de novembro, o Museu da República/Ibram sediará o 5º encontro de pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Rio de Janeiro, que abarca conferências, palestras e comunicações em torno do tema “Corpos e Territórios: Arte em Disputa”.

O Encontro pretende estimular a troca de experiências entre pesquisadores, docentes e discentes da área de artes e tem como finalidade fomentar o debate e o diálogo entre acadêmicos e profissionais, além de mapear a conjuntura atual da pós-graduação em artes no Estado do Rio de Janeiro, sua relação com contextos de outros estados brasileiros e o entendimento do local de disputa entre teoria, prática artística, educação em artes e sociedade em geral.

Sobre o tema

“Nos últimos anos, uma expressão largamente proferida pelas agências de arte tem sido ‘moção de repúdio’. Repúdio – ao fechamento de exposições; à classificação etária em ambientes expositivos; aos projetos de lei que retiram as artes dos currículos de ensino; repúdio à censura. Em tempos como estes, as artes visuais têm sido atacadas por setores diversos da sociedade. Seja pela incompreensão, seja pela má fé; cabe ao meio de arte colocar-se em defesa e em combate”, explicam os realizadores.

O evento 5º Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro busca articular os acontecimentos recentes no contexto das artes visuais a partir das seguintes propostas: Arte em disputa: recepção e processos de visualidade; Arte em disputa: meios e institucionalização; Arte em disputa: estratégias e processos poéticos; Arte em disputa: educação.

Confira a programação completa do evento. Mais informações: 5encontroppgartesrj@gmail.com. O Museu da República fica na Rua do Catete, 153, no Rio de Janeiro (RJ).