O Museu das Bandeiras (Muban/Ibram) celebrou, na terça-feira (03), os 70 anos de sua criação. Sediado no antigo edifício construído para ser utilizado como Câmara e Cadeia construída em 1766 na antiga Vila Boa de Goyaz, o Museu das Bandeiras criado em 1949, mas aberto ao público somente em 1954.
O Muban está localizado no Centro Histórico da Cidade de Goiás, que foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2001 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978, pelo Governo Estadual em 1980 e pelo Município de Goiás em 1996. O edifício que hoje abriga o Museu das Bandeiras, foi tombado em 1951.
Ao longo de 2019, o Museu das Bandeiras realizou uma série de atividades alusivas aos 70 anos da instituição, que serão continuadas até 2025 quando será comemorada a abertura do Museu das Bandeiras ao público.
Entre as ações desenvolvidas, os cursos do Muban 70 anos – Programa de Formação promoveu cursos e capacitações para a comunidade e sua equipe de colaboradores e teve como objetivo, aproximar, capacitar e difundir o trabalho realizado internamente pela equipe dos Museus Ibram em Goiás, além de promover as políticas públicas desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus, voltadas para o crescimento e aperfeiçoamento do campo da Museologia e dos Museus no Brasil.
Outra ação importante foi a disponibilização do acervo online do Museu das Bandeiras. São 361 itens entre objetos de arte sacra, mobiliário, vestuário, armamentos e utensílios domésticos e outros objetos significativos da presença indígena, africana e portuguesa em Goiás, publicados na plataforma Tainacan para consulta através da internet.
Acesse o site do Museus das Bandeiras e saiba mais.