Museu das Bandeiras recebe a mostra fotográfica Aproximações

publicado: 26/08/2015 10h13,
última modificação: 27/08/2015 12h26

O Museu das Bandeiras/Ibram, em Goiás (GO), abre nova exposição na terça-feira, dia 25 de agosto.  A mostra Aproximações, do fotógrafo Markus Garscha e com curadoria da diretora de Processos Museais do Ibram, Manuelina Duarte, traz imagens que traçam um paralelo entre o Brasil e a Alemanha, ressaltando semelhanças e diferenças entre os dois países.

Para Nei Clara Lima, cocuradora da exposição, Garscha convida o espectador para brincar de fundir e/ou permutar no quadro de pares, o relevo dos horizontes, as cores da luz e a geometria das rochas e das estradas/pegadas.  O olhar do fotógrafo mescla Europa e América num gesto amoroso – um mergulho que recusa escolhas e rupturas. Nele a fusão de horizontes culturais desenha paisagens de mínimo estranhamento num tempo que é puro deslocamento, vibrações.

Aproximações é uma mostra itinerante. A montagem foi feita em 2012, véspera das comemorações do ano da Alemanha no Brasil, comemorado em 2013. São 12 pares de fotografias, uma do Brasil e outra da Alemanha, agrupadas por suas aproximações, e em cuja seleção se procurou mostrar um pouco de diversos aspectos de cada país, mas tentando evitar falar apenas dos clichês.

A mostra fica em cartaz até  dezembro.  E até 13 de setembro, o público pode conferir também a mostra Minadouro A exposição conta com telas, esculturas e um orquidário do artista Gabriel Caetano Lima. Neste trabalho, criado pelo artista, reverbera-se o íntimo elo entre o mundo invisível e os elementos naturais, tudo aquilo que não pode ser vislumbrado em um rio ou uma paisagem natural, mas que aponta ao “grande mistério” imanente nos mesmos.

O Muban fica na Praça Brasil Ramos Caiado, Setor Central, na Cidade de Goiás. Fuciona de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h; e domingos, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone: (62) 3371-1087.