Museu das Missões é tema em edição especial de revista alemã

publicado: 12/07/2018 16h01,
última modificação: 12/07/2018 16h02

Artigo aborda a importância do projeto da instituição, de autoria do arquiteto Lucio Costa (1902-1998), por ser construído dentro de um sítio arqueológico – o das Missões Guarani-Jesuíticas.
Artigo aborda a importância do projeto da instituição, de autoria do arquiteto Lucio Costa (1902-1998), por ser construído dentro de um sítio arqueológico.

O Museu das Missões, situado em São Miguel das Missões (RS) e vinculado ao Ibram, foi objeto de artigo publicado na mais recente edição da importante revista de arquitetura alemã Baumeister – Das Architektur-Magazin, lançada em maio.

A edição examina o impacto que têm as condições climáticas, geográficas e regionais na arquitetura. O Museu das Missões é um dos estudos de caso tratados pela publicação, que aborda ainda estruturas arquitetônicas no Japão, Índia, Baglandesh, Finlândia e Reino Unido.

O número traz como curador convidado o arquiteto ganês-britânico David Adjaye, que tem entre seus trabalhos mais conhecidos o projeto arquitetônico do Museu Nacional de História e Cultura Afro Americana (National Museum of Afro American History and Culture), em Washington (EUA).

Produzido a partir de pesquisa junto ao museu Ibram, o artigo aborda a importância do projeto da instituição, de autoria do arquiteto Lucio Costa (1902-1998), por ser construído dentro de um sítio arqueológico – o das Missões Guarani-Jesuíticas, existentes nos séculos XVII e XVIII.

Construção inspirada nas residências indígenas que foram construídas nos povoados missionais no sul do país, o Pavilhão Lucio Costa (que abriga a área expositiva do Museu), é o cerne do artigo.

A revista destaca o aproveitamento do material das ruínas para a construção do museu e a transparência de suas fachadas envidraçadas, que permitem diferentes experiências sensoriais e temporais ao visitante ao visualizar o acervo em confronto com a fachada da antiga igreja-ruínas, cujos remanescentes são considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1983.

O Museu das Missões colaborou com a publicação alemã fornecendo dados históricos e fotografias sobre a construção da edificação. Para tanto, foi realizada pesquisa histórica no acervo arquivístico da unidade, sendo oferecida aos editores da revista uma cópia do relatório produzido pelo então diretor geral do Iphan, Rodrigo Melo Franco de Andrade, enviado ao ministro da Educação por ocasião da conclusão das obras do museu, em 1941.

O artigo aborda também o projeto do prédio do Ministério da Educação e Saúde (Palácio Capanema), no Rio de Janeiro (RJ), que também teve a participação de Lucio Costa. Parte do conteúdo da revista pode ser acessado online na versão em inglês da revista. Acompanhe o Museu das Missões.