Museu de Arqueologia de Itaipu lança Caderno SocioAmbiental

publicado: 23/09/2013 11h30,
última modificação: 24/09/2013 09h18

O Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI/Ibram), em Niterói (RJ), lança, nesta segunda-feira (23), em comemoração à 7ª Primavera dos Museus, o livro Representações do Feminino: olhares revisitados e contemporâneos. A publicação inaugura a série de publicações anuais do MAI intitulada Caderno SocioAmbiental.

O periódico tem como objetivo de abordar temas concernentes ao universo de reflexão e de ação da proposta museológica da instituição. O primeiro número faz referência ao tema da 5ª Primavera dos Museus Mulheres, Museus e Memórias. Naquele ano, o MAI realizou as mesas redondas Religiosidade e Representações do Feminino em Perspectiva Histórica e Entre História, Antropologia e Filosofia: Estudos de Gênero no Brasil.

Cada mesa, com sua especificidade, deu contribuições, seja para a desconstrução de um olhar estável sobre o momento histórico que permeava a vida da mulher na América portuguesa, em particular a vida em clausura, seja ainda para uma visada sobre a mulher e a construção de sua inserção multifacetada na esfera social no contexto contemporâneo. O resultado deste trabalho é a publicação, disponível aqui.