MAI em Niterói inaugura exposição e faz mesas redondas

publicado: 21/09/2011 13h23,
última modificação: 31/07/2014 12h46

O Museu de Arqueologia de Itaipu/ Museu SocioAmbiental de Itaipu (Ibram/MinC) participa da 5ª Primavera dos Museus com eventos que visam estimular a reflexão e o aprofundamento das discussões acerca da história do recolhimento feminino de Santa Teresa, cujo prédio setecentista abriga o museu.

Dia 20 foi inaugurada a exposição “Representações do feminino: olhares revisitados e contemporâneos”, que fica aberta ao público até 20 de novembro.  A mostra aborda o contexto histórico que permeava a vida das primeiras mulheres a habitar o Recolhimento de Santa Teresa no século XVIII, assim como traz olhares contemporâneos sobre as mulheres a partir da perspectiva de alunos do ensino fundamental do Colégio Municipal Marcos Waldemar (foto).

Nesta quinta-feira, 22 de setembro, às 10h, será realizada mesa redonda “Religiosidade e representações do feminino em perspectiva histórica”, com a participação dos professores William de Souza Martins (UFRJ), Georgina Silva dos Santos (UFF) e Alejandra Saladino (UniRio/Ibram). Às 15h, o tema é “Entre história, antropologia e literatura: estudos de gênero no Brasil” e será debatido em mesa redonda com palestras das professoras Delma Pessanha Neves (UFF), Ceila Maria Ferreira (UFF) e Carla Rodrigues (PUC-Rio).

Fonte: Museu de Arqueologia de Itaipu/Ibram/MinC