A partir do dia 2 de outubro, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (MART/Ibram), no Rio de Janeiro (RJ), será reaberto para visitação. O local poderá ser visitado de terça a sexta, das 10 às 16 horas.
A reabertura parcial do museu atende aos moradores e visitantes da região que, desde o final de janeiro de 2012, tiveram acesso à casa somente em eventos.
Os visitantes terão acesso à Igreja Conventual, onde se localizam os altares em madeira policromada do século XVII, e também ao antigo claustro, onde estão as ruínas da cozinha dos frades franciscanos que viveram no Convento Nossa Senhora dos Anjos, sede do Museu.
Obras
Afetado por um curto-circuito em 28 de janeiro deste ano, o MART está sem energia elétrica. Os projetos para o início das obras de recuperação da rede elétrica foram contratados e já se encontram disponíveis para avaliação por parte do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A recuperação do telhado está em fase de elaboração de orçamento visando sua execução por parte de empresa que presta serviços ao Ministério da Cultura. O Ibram pretende aproveitar o processo licitatório já realizado pelo MinC para a contratação de empresa de manutenção predial.
O MART está localizado no antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo de Santo Antônio, s/nº, no centro de Cabo Frio.
Texto e Foto: MART/Ibram