Música no Museu de Arte Sacra de Paraty no próximo final de semana

publicado: 30/11/2016 14h30,
última modificação: 01/12/2016 09h21

Cerca de 80 músicos, entre cantores e instrumentistas, se apresentarão nesse final de semana no Museu de Arte Sacra de Paraty (MAS/Ibram), no Rio de Janeiro (RJ).

Sob a regência dos professores Julio Moretzsohn e Guilherme Bernestein, o evento reunirá a Orquestra e o Coro Juvenil da UNIRIO, no sábado (3), às 20h30.

Museu de Arte Sacra de Paraty (RJ)

No programa serão apresentadas as obras Missa Paratiana, de autor desconhecido, Abertura da ópera Medéia, de Luigi Cherubini, Abertura em Ré, de José Maurício Nunes Garcia, e Missa em Dó M, de Mozart.

No domingo (4), às 10h, será realizada uma oficina didática acompanhada de vários instrumentos para orquestra e piano, voltada para estudantes de 10 a 15 anos. Tais atividades darão início à série Música no Museu no Museu de Arte Sacra de Paraty, que fica na Igreja de Santa Rita, no centro histórico da cidade.

Missa Paratiana
A partitura do manuscrito da Missa Paratiana foi encontrada pelo musicólogo Régis Duprat, em pesquisa realizada na década de 1960.

A obra fazia parte do acervo da família de Randolpho José de Lorena, de Aparecida do Norte (SP). Duprat acredita tratar-se de uma peça escrita na cidade de Paraty, no século XIX. A primeira cópia moderna da Missa Paratiana foi feita à mão pelo próprio Duprat, com o objetivo de preparar um material que viabilizasse sua execução, sob a regência do Maestro Jonas Christensen, em um concerto no Festival de Paraty, na década de 1980.

Em 2010, a obra foi reeditada, em formato digital, por William Storti. Esta nova edição foi cedida ao Maestro Julio Moretzsohn, responsável pelo Projeto de Extensão: Coro Juvenil UNIRIO. Os alunos deste projeto trouxeram uma nova contribuição ao material de performance desta missa confeccionando a parte do Coro com redução de orquestra para piano e extraindo as partes cavadas da orquestra, material este que será doado ao Museu de Arte Sacra de Paraty.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação/Ibram