Como parte da programação da 16ª Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP-2018), que acontece de 25 a 29 de julho, o Museu de Arte de Sacra de Paraty (MAS/Ibram) receberá um novo espaço cultural: a Casa Europa. A Casa será promovida pelo EUNIC Brasil – grupo formado pelas organizações culturais europeias como o British Council, o Consulado Geral da Hungria, o Goethe-Institut, o Instituto Cervantes, o Instituto Cultural da Dinamarca, a Aliança Francesa, o Istituto Italiano di Cultura e a Pro Helvetia.
A iniciativa, que é uma colaboração entre o Rio e São Paulo visando a promoção do diálogo entre os diferentes setores culturais e entre as sociedades civis no Brasil e na Europa, trará, durante a feira, escritores e especialistas europeus e brasileiros, que irão debater, no Museu de Arte Sacra, sobre questões relacionadas a Maio de 1968 – marcando os 50 anos da data de importantes acontecimentos culturais na Europa – e também uma exposição de fotografias em torno do tema.
Entre os especialistas convidados que participarão dos debates, estão:
Lutz Taufer: alemão, ex-integrante do SPK e do Baader-Meinhof a partir de 1974, participou da ocupação da embaixada alemã em Estocolmo em abril de 1975. Condenado à prisão perpétua, passou 20 anos na prisão em regime de isolamento e, após sua libertação, trabalhou em uma ONG brasileira nas favelas do Rio de Janeiro. Durante a FLIP, lançará sua biografia Atravessando Fronteiras. Da guerrilha urbana na Alemanha ao trabalho comunitário em favelas no Brasil.
Massimo Canevacci: Professor de Antropologia Cultural na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade “La Sapienza” (Itália) lançará, durante a FLIP, o livro Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles.
Michael Goldfarb: após fazer a cobertura da Guerra do Iraque como jornalista independente, publicou os livros A Guerra de Ahmad, A Paz de Ahmad: Sobrevivendo Sob o Saddam, Morrendo no Novo Iraque, entre outras publicações, atualmente apresenta o podcast FRDH: Primeiro Rascunho da História.
Niels Hav: poeta e contista dinamarquês, autor de contos e poemas traduzidos para mais de 10 idiomas, lançará seu primeiro livro na língua portuguesa: A Alma Dança em seu Berço, pela Editora Penalux.
Nina Reusch: historiadora alemã pela Universidade de Freiburg (Alemanha), em sua tese de doutorado escreveu sobre história popular na Alemanha Imperial (1890-1913).