Museu de Astronomia e Ciências Afins reabre exposição de Leonardo da Vinci

publicado: 31/03/2010 13h24,
última modificação: 06/04/2011 13h25

Neste mês, quando completa 25 anos, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) reabre no Salão Nobre de seu edifício sede a exposição Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas.

Montada pela primeira vez em 2002, a mostra surpreende o público ao revelar que, além de artista, Da Vinci foi um gênio da mecânica. Antevendo o que só viria a ser criado séculos mais tarde, ele desenvolveu projetos e esboços de helicópteros, submarinos, pára-quedas, máquinas voadoras, turbinas, metralhadoras e outras engenhosidades.

Alguns desses projetos – transformados em réplicas confeccionadas pelo engenheiro italiano Roberto Guatelli – compõem parte da exposição montada no museu. O Ornitóptero, por exemplo, uma máquina de voar, foi idealizada por Da Vinci para que um homem pudesse se sustentar no ar batendo os braços como se fossem asas e acionando um mecanismo de pedalar ao mesmo tempo. Metralhadora tripla, churrasqueira automática e alguns outros inventos que fazem alusão a princípios da Física também tambem podem vistos.

Os interessados em conferir podem ir ao MAST de terça a domingo, na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro-RJ. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre. Informações: (21) 2589-4965.