Ontem (3), o Museu Regional de Caeté/Ibram, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, promoveu a palestra “Conscientização ambiental – conhecendo as joaninhas”, bem como a distribuição de kits dos insetos. O evento, que teve como propósito criar a conscientização ambiental e ensinar crianças entre 7 e 11 anos sobre a importância do meio ambiente e do controle das joaninhas, foi ministrado por biólogos e teve a participação de, aproximadamente, 200 crianças.
O projeto já entregou mais de 1,6 mil kits de joaninhas, com dez larvas cada. Tais insetos provêm da “Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos” instalada no Parque Municipal das Mangabeiras, localizado em Belo Horizonte (BH). Há um ano, o espaço produz os insetos em laboratório com dieta e temperatura controladas.
Além de ser residente da capital mineira, a pessoa que tiver interesse em receber a doação de joaninhas deverá preencher um formulário compartilhando algumas informações, tais como: tamanho da área a ser tratada (em metros quadrados); tipo de área a ser tratada (horta, pomar, jardim, jardineira, bosque, arvoredo, quintal); nomes populares das plantas atacadas; nomes populares das “pragas” encontradas.
Posteriormente, o grupo responsável solicitará o comparecimento para a retirada dos insetos, que se dará exclusivamente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de BH.
No Brasil, desde 2015, a joaninha já é reconhecida como importante predador natural, sendo aprovado como produto fitossanitário na agricultura orgânica por instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).