Museu do Açude e Casa de Benjamin Constant reabrem com atividades no RJ

publicado: 18/05/2012 12h20,
última modificação: 22/05/2012 16h18

Dois museus vinculados ao Ibram/MinC , no Rio de Janeiro (RJ), reabrem durante a 10ª Semana de Museus. O Museu Casa de Benjamin Constant, no bairro de Santa Teresa, voltou a funcionar no dia 14 de maio, e o Museu do Açude, localizado na Floresta da Tijuca, reabre no dia 20 de maio (domingo).

O Museu do Açude, que permaneceu dois anos fechado por causa de estragos provocados pelas chuvas de abril de 2010, abriga parte da coleção dos Museus Castro Maya e articula os conceitos de arte contemporânea, natureza e cidade.

A reabertura conta com programação especial. Às, 12h, acontece a inauguração de instalação da artista Iole de Freitas (foto), construída exatamente no muro de contenção da encosta atingida, substituindo sua obra anterior que havia sido soterrada.

Às 14h, a cantora Monica Salmaso apresenta o show Alma Lírica – acompanhada de Teco Cardoso, sopros, e Nelson Ayres, ao piano. A entrada é franca. Saiba mais.

Visita teatralizada

Reaberto esta semana, após obras de recuperação devido a chuvas no final do ano passado, o Museu Casa de Benjamin Constant preparou para o domingo (20), uma visita teatralizada. O espetáculo é baseado no projeto Quem nunca foi ao Museu não sabe o que perdeu, no qual os personagens Benjamin Constant e Maria Joaquina voltam de seu passado, no século XIX, para reconhecer a casa na qual viveram fazendo uma visita por toda a exposição. O evento começa às 15h e tem entrada grátis. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação Museu do Açude