Museu do Ouro / Casa de Borba Gato, em Minas Gerais, tem novo diretor

publicado: 27/07/2018 16h01,
última modificação: 27/07/2018 16h03

O museólogo Paulo Lima é novo diretor do Museu do Ouro/Ibram.

O novo diretor do Museu do Ouro/ Casa de Borba Gato, em Sabará (MG), Paulo José Nascimento Lima, entrou em exercício no cargo na quinta-feira (19), assumindo às suas atividades após seleção no Chamamento Público nº 02, publicado pelo Instituto Brasileiro de Museus em fevereiro deste ano.

Paulo Lima possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2005) e mestrado em Museologia pela Universidade de São Paulo – USP (2014). Foi professor do Curso Técnico em Museologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS e desde 2010, atuava como museólogo do Museu Lasar Segall – Ibram. Também foi museólogo do Museu da Casa Brasileira e ministrou diversas oficinas de capacitação através do Ibram e SISEM/SP e tem experiência na área de Planejamento e gestão, Documentação e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: plano museológico, implantação, gestão e organização de museus; organização e sistematização de informações de acervo.

Sobre o seu Plano de Trabalho à frente do Museu do Ouro, pretende dar continuidade aos projetos já em desenvolvimento ou planejados pela Equipe do Museu do Ouro, dando protagonismo às ações que prevejam uma maior aproximação com a comunidade local. Lima também espera fazer com que o Museu do Ouro seja cada vez mais reconhecido como um agente das políticas implementadas pelo Ibram para a área museológica e, a partir de um diagnóstico e de um momento de escuta junto à Equipe do Museu, desenhar novas propostas nesse sentido.