Museu Forte Defensor Perpétuo celebra cultura indígena de Paraty (RJ)

publicado: 08/12/2011 18h09,
última modificação: 08/12/2011 18h53

No dia 9 de dezembro, o Museu Forte do Defensor Perpétuo/Ibram abre suas portas para celebrar mitos e lendas das culturas indígenas da região de Paraty (RJ).

A 14ª edição do Ymaguaré será aberta às 17h com a exposição e o filme Tupã Rembiapó, além da apresentação do coral Paraty Mirim. A exposição pode ser visitada até 17 de fevereiro de 2012.

No dia 10 estão previstas oficinas de cestaria, que também acontece no dia 11, dança e arco-e-flecha. Às 17h começam os concursos de cestaria indígena e esculturas guarany. Acontece também a apresentação do coral da Aldeia Araponga. Todas as atividades são gratuitas. Veja a programação completa.

Reunião anual que ocorre desde 1997, sempre no mês de outubro, a ideia do Ymaguaré surgiu de um grupo de artistas que frequentavam as três comunidades indígenas da região de Paraty (Araponga, Bracuí e Paraty Mirim) e decidiram juntar forças para mostrar o trabalho das aldeias.

Texto e foto: Divulgação MFDP/Ibram