Museu Histórico Nacional comemora 90 anos com abertura de exposição

publicado: 06/08/2012 14h29,
última modificação: 07/08/2012 15h01

Cerca de 1.200 pessoas, entre funcionários e ex-funcionários, diretores de museus, cônsules, representantes da comunidade acadêmica, gestores culturais, ex-alunos de cursos e integrantes da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional, entre outros, participaram da cerimônia comemorativa dos 90 anos da instituição, que aconteceu na noite desta quinta-feira (2) na cidade do Rio de Janeiro.

A cerimônia, que contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente do Ibram, José do Nascimento Jr., foi marcada pela abertura de exposição temática sobre a história do museu e o lançamento de selo e carimbo comemorativos, além de aplicativo multimídia que dá acesso a parte do vasto acervo do MHN.

Em sua fala ao público presente, a diretora do MHN, Vera Tostes, enfatizou o comprometimento das equipes do museu ao longo da trajetória de nove décadas, enfrentando desafios e superando as dificuldades para o cumprimento da missão da instituição.

Entre os convidados, mereceu destaque a presença de D. Nair de Moraes Carvalho, funcionária do Museu Histórico Nacional contemporânea de Gustavo Barroso, fundador da instituição, tendo sido aluna de uma das primeiras turmas do Curso de Museus que funcionou no MHN.

A exposição “Museu Histórico Nacional – 90 Anos de Histórias” revela a trajetória da instituição, criada em 2 de agosto de 1922 pelo Presidente Epitácio Pessoa no âmbito da Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil.

Dividida em módulos temáticos, a mostra apresenta 350 peças representativas do acervo do museu, incluindo a primeira peça incorporada à coleção – uma casaca de senador da época do imperador D. Pedro II – e a mais recente, um uniforme de gari doado pela Comlurb.

A partir da exposição, o visitante terá a oportunidade de conhecer melhor a trajetória do MHN: a formação do acervo, que hoje reúne cerca de 350 mil itens, e as iniciativas pioneiras, como a criação da primeira escola de Museologia do Brasil e do primeiro serviço federal de proteção ao patrimônio nacional. Saiba mais.