Museu Histórico Nacional e Museu de Valores recebem Ordem do Mérito Cultural

publicado: 05/11/2012 15h41,
última modificação: 06/11/2012 11h55
Dilma Rousseff, José Sarney, Marta Suplicy e Aloizio Mercadante entregram a OMC 2012

A presidenta Dilma Rousseff e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, entregaram nesta segunda-feira, 5 de novembro, as insígnias da 18ª edição da Ordem do Mérito Cultural (OMC) às 41 personalidades homenageadas com a comenda. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

O ex-presidente, político e escritor José Sarney e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também entregaram as insígnias.

Dentre os agraciados na edição 2012 estiveram duas instituições museais: o Museu Histórico Nacional/Ibram, que completa 90 anos, e o Museu de Valores do Banco Central, que comemora 40 anos. Veja a lista completa dos contemplados.

A Ordem do Mérito Cultural homenageou em 2012 o cantador, sanfoneiro e brasileiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Trata-se da maior condecoração que, desde 1995, é outorgada pelo governo federal como forma de reconhecer as relevantes contribuições de personalidade e instituições à Cultura brasileira. Saiba mais sobre a OMC.

Exposição no Planalto
A partir do dia 6 de novembro o Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte), inaugura no Palácio do Planalto a exposição O Imaginário do rei – visões sobre o universo de Luiz Gonzaga, em homenagem aos 100 anos de nascimento do artista.

A mostra é uma homenagem coletiva de artistas de todas as regiões do país dentro das comemorações do ‘Ano Luiz Gonzaga’ com uma rica e diversificada iconografia sobre a vida e obra de Gonzagão. A curadoria é do artista plástico, compositor e poeta paraense Bené Fonteles.

A exposição, que segue em cartaz até 5 de dezembro, tem entrada franca e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos domingos, das 9h30 às 14h30, no térreo do Palácio do Planalto, em Brasília.

Fonte: Portal Ministério da Cultura
Edição: Ascom/Ibram