No âmbito das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, o Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram), recebe, entre 21 de março e 20 de junho, a exposição BES Numismática e o Brasil.
A mostra reúne 150 moedas e barras de ouro do Brasil, raras e de alta qualidade, selecionadas entre as 2 mil peças integrantes da coleção portuguesa do Banco do Espírito Santo (BES), que é uma das mais completas e significativas coleções do gênero no mundo. Esta é primeira vez que esta coleção particular será apresentada ao público.
Esta é uma oportunidade para conhecer parte da história da moeda do Brasil colonial. No país, a cunhagem de moeda começou em Recife (PE), com os holandeses, e se intensificou com os portugueses, que fundaram quatro casas da moeda: na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Além da exposição, serão exibidos vídeos e apresentadas peças relacionadas à numismática, tais como balanças de precisão e sacos para o transporte de moedas, que remontam ao século XVII. A visita monitorada para grupos e escolares pode ser agendada no setor Educativo pelos telefones (21) 2550.9261/9262. Saiba mais.
Texto e imagem: Divulgação MHN/Ibram