Museu Imperial ganha modelagem digital para preservação de palácio

publicado: 04/12/2018 12h07,
última modificação: 12/12/2018 10h56

O objetivo do projeto é permitir melhor gerenciamento de questões de preservação do antigo Palácio Imperial, assim como criar novas experiências para os visitantes.

Situado em Petrópolis (RJ) e integrante da rede Ibram, o Museu Imperial acaba de ganhar mais uma ferramenta digital voltada à preservação de seu prédio e também à difusão de seu acervo: a modelagem digital de todo o antigo Palácio Imperial que abriga a instituição.

Iniciado no final de 2017 e executado em conjunto pelas empresas Autodesk, Leica Geosystems, Drone Imperial e Realize Tecnologia, o projeto replicou todo o palácio em formato digital a partir do escaneamento e captura de imagens do prédio histórico – edifício de arquitetura neoclássica datado de 1862 que funcionou como residência de verão do imperador Dom Pedro II.

Fotos e vídeos do Palácio Imperial foram produzidos, com aparelho de escaneamento a laser de última geração e até captação através de drone, para criação de uma “nuvem de pontos” que “traduz” em linguagem digital toda a estrutura interna e externa do prédio. Portas, janelas, colunas, frontões, vasos, contornos de parede, ornamentos de fachada, parapeitos balaustrados e outros detalhes foram recriados para que fosse realizada a modelagem em 3D do palácio com o máximo detalhamento possível. Confira em detalhes as etapas do processo.

O objetivo do projeto é permitir melhor gerenciamento de questões de preservação do palácio, assim como criar novas experiências para os visitantes. Agora é possível ter dados detalhados que podem, por exemplo, calcular com precisão a quantidade de tinta necessária para preservar a pintura do local. As imagens captadas também podem gerar uma vivência do Museu Imperial em realidade aumentada, visitas virtuais e maquete em 3D, entre outras possibilidades.

Projeto DAMI

Outra ferramenta digital de preservação, o Projeto de Digitalização do Museu Imperial (DAMI) segue disponível para a realização de pesquisas online. A iniciativa, que teve início em 2010, já disponibiliza para visualização na internet mais de 12 mil bens culturais que integram o acervo do Museu Imperial. A lista inclui quadros, livros, cartas e objetos históricos como coroas e trajes que eram usados pela Família Real e até a pena usada pela Princesa Isabel na assinatura da Lei Áurea. Acesse aqui.