Museu Imperial inaugura novo pavilhão de recepção ao público

publicado: 29/04/2019 11h37,
última modificação: 02/05/2019 17h13

Inauguração do Pavilhão de Recepção do Público do Museu Imperial/Ibram. Foto: Bruno Avellar / Jornal Tribuna de Petrópolis.

O Museu Imperial/Ibram inaugurou no sábado (27) o novo Pavilhão de Recepção do Público. A edificação abriga uma nova bilheteria, uma chapelaria e um local de boas-vindas aos visitantes, e beneficiará os cerca de 400 mil visitantes/ano do Museu Imperial.

Tanto o projeto como a obra foram contratados por um processo de concorrência coordenada pelo desembargador Dr. Miguel Pachá, presidente da Sociedade de Amigos do Museu Imperial – SAMI, e a empresa ganhadora, Construtop Engenharia, executou o projeto de autoria do arquiteto petropolitano Bernardo Loos, que procurou integrar as linhas contemporâneas da nova edificação com os jardins do Palácio Imperial de Petrópolis projetado por Jean-Baptiste Binot, em 1853.

Segundo o diretor do Museu Imperial, professor Maurício Vicente Ferreira Júnior, “o pavilhão é um divisor de águas na relação entre os museus e suas respectivas associações de amigos pois, com o investimento, a SAMI oferece um verdadeiro presente para o público do Museu Imperial de hoje e de amanhã”. Os R$ 593 mil que financiaram a construção do Pavilhão foi um investimento direto proveniente da Sociedade de Amigos do Museu Imperial – SAMI.

O Museu Imperial fica na Rua da Imperatriz, 220, no Centro da cidade de Petrópolis (RJ) e está aberto ao público de terça a domingo, das 10h30 às 18h.

Foto: Bruno Avellar / Jornal Tribuna de Petrópolis