Museu Imperial promove restauração do Pórtico de Pedra do Palácio

publicado: 17/11/2010 16h45,
última modificação: 05/04/2011 16h48

No último dia 8 de novembro, o Museu Imperial deu início ao restauro do Pórtico em Cantaria da fachada principal do palácio. A intervenção é necessária por causa do grau de deterioração em que se encontra aquela antiga estrutura do palácio, causada pelas condições ambientais e por intervenções inadequadas realizadas ao longo do tempo.

Devido ao pórtico ter sido construído em granito, seu restauro requer mão de obra técnica especializada e, por isso, foi realizada uma licitação específica. A empresa vencedora foi o Atelier Histórica Arquitetura e Restauração, a mesma que trabalhou nos restauros do Theatro Municipal, da Casa França-Brasil e da Casa Daros, no Rio de Janeiro. O método a ser usado no pórtico será o mesmo utilizado em outros monumentos de pedra pelo mundo, como, por exemplo, a Catedral de Notre Dame, na França.

A intervenção conta com aprovação do Iphan. A anuência desse órgão é importante para garantir que a conservação seja feita de forma correta e não prejudique a estrutura.