Museu Imperial realiza reformas para preservar patrimônio

publicado: 27/10/2010 00h00,
última modificação: 27/10/2010 00h00

Para garantir a integridade física das edificações sob sua responsabilidade, o Museu Imperial/Ibram inicia a reforma da Casa Cláudio de Souza. A obra teve início nesta segunda-feira, dia 25 de outubro.

O objetivo da reforma é conservar esse patrimônio histórico e cultural da cidade de Petrópolis e do País. Serão realizadas pinturas e recuperação de pisos, paredes, esquadrias e instalações.

O prédio, construído no final do século XIX, foi doado à União em 1956 por dona Luiza Leite de Souza, viúva do acadêmico Cláudio de Souza, para ser anexado ao Museu Imperial e receber atividades culturais. A doação foi aceita pelo Decreto nº 39.446/1956, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek. A casa foi tombada juntamente com o conjunto urbano-paisagístico de Petrópolis em 1980.

Para ampliar, ainda mais, sua relação com a municipalidade, o Museu Imperial abriga, na Casa Cláudio de Souza, a Academia Brasileira de Poesias, as Academias Petropolitanas de Educação e de Letras e o Instituto Histórico de Petrópolis. Durante o período de obras, as atividades das referidas entidades ocorrerão no auditório e na Sala Multimídia do Museu Imperial.

Serviços:

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: Gratuito

Casa de Cláudio de Souza
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Vila Imperial, Petrópolis