Museu Imperial recebe Festa Literária da Serra Imperial até sábado (2)

publicado: 31/08/2017 08h54,
última modificação: 01/09/2017 13h12

Acontece até sábado (2) em Petrópolis, no Rio de Janeiro, a Festa Literária da Serra Imperial, que reúne personalidades da vida literária brasileira, com o objetivo de valorizar o livro como um dos agentes primordiais do desenvolvimento cultural do nosso país.

O evento, organizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Cesgranrio, o Museu Imperial, o Centro Cultural Raul de Leoni e a Casa de Educação Visconde de Mauá acontece em diversos locais da cidade de Petrópolis, entre eles, o Museu
Imperial.

Este ano o grande homenageado da Festa é Machado de Assis, fundador da Academia Brasileira de Letras, que comemora 120 anos de existência. Além de palestra, será apresentada uma exposição de fotos do acervo da Biblioteca Nacional associadas a poesias do grande escritor. Outro homenageado é Antonio Callado, com a exposição Quarup, que revive o mágico romance sobre os índios do Xingu.

A FLISI 2017, por meio de oficinas literárias para crianças e jovens, também homenageará o educador Paulo Freire, que revolucionou a pedagogia com seu método de despertar a consciência crítica dos alunos.

A programação vai desde exposições e visitas mediadas ao Museu Imperial a exibição de filmes e mesas-redondas. Também acontecem lançamentos de livros e palestras. A programação completa está disponível aqui.