O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), no Rio de Janeiro (RJ), abriga, até 13 de outubro, a exposição Arte e criatividade para a proteção da criação, produzida pelo Ministério do Meio Ambiente da Itália. A mostra integra a agenda cultural da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 e é composta por 33 objetos que enfocam a sustentabilidade e levam a assinatura de renomados designers italianos.
A exposição proporciona ao visitante a chance de conhecer um significativo conjunto de peças recicladas a partir da transformação de materiais como plástico, alumínio, papelão e outros, que deram origem à suportes de mesa, bolsas, cadeiras, luminárias, entre outros objetos.
Na instalação, encontram-se também imagens de satélite, fornecidas pela empresa Telespazio, que mostram o estado de degradação ambiental em que se encontra o planeta.
Os produtores da exposição acreditam que o evento contribui para fortalecer, proteger e preservar os bens e recursos da natureza. A mostra apresenta em síntese a necessidade de proteção e as oportunidades de desenvolvimento que devem caminhar juntas para alcançar o crescimento sustentável da humanidade.
O Museu Nacional de Belas Artes tem entrada gratuita até o dia 13 de outubro e funciona no período em horário diferenciado: de terça a domingo, de 9h às 21h. Saiba mais.
Texto e foto: Divulgação MNBA