Museu Nacional realiza seminário sobre espaços de guarda de coleções

publicado: 20/02/2020 16h13,
última modificação: 09/03/2020 11h57

No próximo dia 11 de março, será realizado o Seminário “Planejamento dos espaços de guarda de coleções em museus: Sustentabilidade, Conservação e Segurança”, coordenado pelo Museu Nacional-UFRJ, com apoio do British Council e parceria com Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ).

Após a tragédia do incêndio no Museu Nacional, ocorrido em setembro de 2018, a equipe do museu vem planejando os novos espaços que irão abrigar os itens que estão sendo incorporados ao seu acervo como resultado de pesquisas e doações. A partir desse contexto, especialistas em áreas correlacionadas poderão levar sua experiência para discutir os espaços adequados e seguros para as coleções do novo Museu Nacional.

Voltado para gestores da área de patrimônio, diretores, gestores e profissionais de museus, o Seminário pretende promover um debate em torno de três eixos principais: construção de espaços e sustentabilidade, preservação, conservação e segurança geral.

A programação do evento contará com a realização de 4 mesas-redondas, são elas: Os acervos como peças centrais em instituições museais e o Novo Museu Nacional/UFRJ; Planejamento de Espaços de Guarda de Coleções de forma Sustentável; Preservação e Conservação em Ambientes de Coleção e Guarda; e Segurança, Fluxograma e Conectividade.

O Seminário “Planejamento dos espaços de guarda de coleções em museus: Sustentabilidade, Conservação e Segurança” será realizado no auditório da Conselho de Arquitetura e Urbanismo, no Rio de Janeiro.

Interessados em participar do evento devem enviar nome, e-mail e instituição para o endereço seminario@antigo.museus.gov.br

Confira a programação completa (PDF) – atualizado em 09/03/2020