Museu Casa dos Ottoni reabre jardim e bosque para a visitação

publicado: 13/07/2021 08h58,
última modificação: 13/07/2021 10h17

Hoje (13), o Museu Regional Casa dos Ottoni (MRCO/Ibram), localizado em Serro (MG), reabre a área externa – jardim e bosque – para a visitação. Fechado desde 20 de março de 2020 por causa do agravamento do Covid 19 no estado de Minas Gerais, o museu definiu os protocolos de segurança para a reabertura: a visitação acontece de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, com o limite máximo de 40 pessoas simultaneamente; para realizar a visitação, é aconselhável o agendamento por meio do telefone (38) 3541-14-40; não há cobrança de ingresso e o guarda volume não está disponível.

Os visitantes vão passar por uma barreira sanitária com aferição de temperatura. O uso de máscara cobrindo nariz e boca é obrigatório. Seguindo as medidas, álcool em gel estão espalhados por diversos pontos.

Jardim e bosque

O MRCO possui uma área externa com total de 36.000m², um espaço que se constitui em mais um ponto de lazer para os visitantes do museu. O jardim do museu é um espaço utilizado pelos visitantes, que ficam livres para apreciar o som da água que corre no local e as várias espécies de plantas cultivadas. No jardim, encontra-se também a garça, criada para compor a fonte dos dois amores de autoria de Valentim da Fonseca e Silva, conhecido como mestre Valentim, escultor e urbanista do período colonial brasileiro.

Junto ao jardim, o bosque do museu também compõe a área externa. Lá, encontram-se várias espécies nativas da flora e da fauna da Mata Atlântica, além de uma nascente cujo curso passa pelo jardim. A visita à trilha proporciona uma experiência voltada para a natureza e a importância de sua preservação.