Museu Regional Casa dos Ottoni recebe obra em homenagem a Mestre Valentim

publicado: 12/05/2015 10h53,
última modificação: 12/05/2015 10h53

garca_ottoniO Museu Regional Casa dos Ottoni (Ibram/MinC), no Serro (MG) recebe réplica de obra em homenagem a Mestre Valentim. A cerimônia de recebimento abre a programação da 13ª Semana de Museus do Museu e acontecerá nos jardins da Casa dos Ottoni, no dia 16 de maio de 2015 às 10h.

Doada ao MRCO pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração e pela Associação dos Amigos do Serro, a obra remete ao par de esculturas de autoria do Mestre Valentin, intituladas “Garças de Mestre Valentim”, ou “Aves Pernaltas” (ou saracuras, ou íbis, ou marrecas) cujos originais localizavam-se na “Fonte dos Amores”, no Passeio Público do Rio de Janeiro. Em 1905, foram transferidas para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em 1997, essa instituição criou o Memorial Mestre Valentim, que inclui outras esculturas de sua autoria, para dar maior proteção e condições de conservação ao conjunto escultórico de Mestre Valentim.

Valentim da Fonseca e Silva nasceu na cidade do Serro em 1745. O artista aprendeu o ofício de toreuta (escultor, entalhador de pedra, metal ou madeira) em Portugal, para onde foi levado por seu pai em 1748. De volta ao Brasil, em 1770, instalou-se no Rio de Janeiro, então capital do Vice-Reino do Brasil. Foi nessa cidade que desenvolveu sua produção artística, de caráter escultórico, arquitetônico e urbanístico. Dentre seus trabalhos, destacam-se obras civis – como o projeto e a execução do Passeio Público do Rio de Janeiro e de vários chafarizes – e religiosas, tais como trabalhos de talhas e imaginária em igrejas cariocas.

Texto: Ascom Ibram