Museu Regional comemora 302 anos de São João del-Rei

publicado: 07/12/2015 08h36,
última modificação: 07/12/2015 08h36

Tela de Divino Silva, na exposição ‘Caminhos e Diversidades’

O Museu Regional de São João del-Rei (MRSJDR/Ibram) inaugurou na quinta-feira (3) a exposição Caminhos e Diversidades, do artista Divino Silva. A mostra integra a comemoração dos 302 anos de São João del-Rei e exibe casarões, igrejas e arte contemporânea reunidas em um conjunto de aproximadamente 40 telas. A exposição fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2016.

Enquanto a arte dos casarios apresenta os pontos turísticos de São João del-Rei, a arte contemporânea faz um alerta ao desmatamento. A preocupação do artista é retratar a beleza da cidade e também sua preocupação com o meio ambiente. São-joanense, o artista plástico autodidata retrata casarios e igrejas históricas desde 1980. Nesta exposição, Divino Silva traz, também, diversificados trabalhos e experimentos da arte moderna contemporânea.

O Museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVIII e XIX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de viver dos mineiros no período colonial.

SERVIÇO:

Caminhos e Diversidades
Visitação: De 03 de dezembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016.
Entrada gratuita.

Museu Regional de São João Del Rei

Imagem: Tela de Divino Silva, na exposição ‘Caminhos e Diversidades’.
Informações: Museu Regional de São João del-Rei.
Edição: Assessoria de Comunicação do Instituto Brasileiro de Museus.