Museu Regional de Caeté promove visita a suas obras de restauro

publicado: 10/04/2018 15h48,
última modificação: 11/04/2018 19h07

Visitas oferecem aos estudantes de cursos profissionalizantes ligados a construção civil, segurança do trabalho, restauração, engenharia, arquitetura, entre outros, a possibilidade de vivenciar a aplicação da técnica de restauro em edificações históricas.
Visitas oferecem aos estudantes de cursos ligados à construção civil, segurança do trabalho, restauração, engenharia e arquitetura, entre outros, a possibilidade de vivenciar a aplicação da técnica de restauro em edificações históricas.

Passando por obras de restauro integral há cerca de um ano, o Museu Regional de Caeté, em Minas Gerais, promoveu no último sábado (7), pela segunda vez, visita técnica à intervenção física com objetivo de promover a educação patrimonial.

Alunos da turma de Edificações da Fundação Educacional de Caeté – instituição pública municipal que promove cursos técnicos profissionalizantes de nível médio – foram os visitantes desta edição e puderam conhecer de perto o trabalho de restauro de uma dos principais edificações históricas da cidade mineira.

Os temas abordados na visita incluíram a recomposição de uma parede inteira feita em pau a pique e os resultados das escavações arqueológicas realizadas por ocasião da obra, revelados recentemente. A visita foi orientada pelo arquiteto Marcus Rocha e a arqueóloga Elenice Baeta, ambos da empresa GERMEC, responsável pelas obras.

Formação patrimonial

“As entidades públicas exercem um papel de formadores de valores humanos, sociais, técnicos e científicos dentro das relações sociais nas comunidades”, explica a diretora do Museu Regional de Caeté, Sônia Maria Barbosa. “Essas ações educativas visam a levar ao estudante de cursos profissionalizantes ligados a construção civil, segurança do trabalho, restauração, engenharia, arquitetura, entre outros, a possibilidade de vivenciar a aplicação da técnica de restauro em casarões como o do museu, além de poder entender e verificar, in locu, como era a técnica construtiva utilizada no século XVIII”.

O restauro integral do Museu Regional de Caeté inclui reforço das fundações e restauração da estrutura; adequação de instalações (elétricas, luminotécnicas, segurança, telecomunicações, sonorização, proteção contra descargas atmosféricas, prevenção e combate a incêndio e pânico, hidrossanitárias e drenagem); garantia de acessibilidade, com instalação de rampa, elevador, sanitários acessíveis; e construção de nova reserva técnica. A previsão é de que as obras sejam concluídas no início do segundo semestre.